Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
Home  (10-07-2018)
Sermões  (20-03-2018)
Cursos  (19-03-2018)
Vivendo no Sobrenatural  (08-03-2018)
Graça de Deus  (08-03-2018)
O manifestar da Igreja  (08-03-2018)
Guardando o coração  (08-03-2018)
Jesus, o Incomparável  (08-03-2018)

Rating: 2.9/5 (4020 votos)




Partilhe esta Página


 

 


 
 

 


 

 


 


Flag Counter
 


 


Os três níveis da manifestação de Deus
Os três níveis da manifestação de Deus

Texto: Efésios 4:6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. 

Introdução:  Neste capítulo, o apóstolo Paulo trata sobre a questão da vocação, unidade da fé, sobre os dons ministeriais, da nova vida em Cristo, como nos comportamos, como falarmos para edificação.

E dentro de todo esse contexto riquíssimo que há no capitulo 4, Deus colocou em meu coração o versículo 6, esse versículo saltou aos meus olhos.

Nesse versículos encontramos os três níveis da manifestação de Deus em nossas vidas.

Quando me refiro ao nível, não estou dizendo que um é mais importante que o outro, pois são níveis distintos, Deus quer se manifestar em nossas vidas nesses três níveis.

Deus sobre mim, Deus por mim, Deus em mim.

  1. DEUS SOBRE MIM.

O que significa Deus sobre mim, a manifestação de Deus sobre mim.

Deus sobre, é a capacitação de Deus para um propósito.

É a unção do Espírito Santo que nos capacita de forma sobrenatural para um propósito específico.

 Lucas 4:16,19 (Isaias 61:1) Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor.

Deus se manifesta sobre nós com um propósito específico, este é o propósito:

curar os enfermos, libertar o cativo, proclamar as boas novas.

Deus sobre,  fala da manifestação sobrenatural de Deus através de nós.

Atos 1:8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. 

O significado da palavra poder nesse versículo no grego é Dunamis que vem da raiz da palavra dynamus,  o poder explosivo do Espírito Santo, tem a conotação de dinamite e dinâmica.  Dunamis tem o significado também de grande força e grande habilidade, Dunamis era um poder que se manifestava em dons, milagres, muitas conversões e um crescimento significativo na igreja. Vemos isso na igreja de Atos.

Então recebereis o DUNAMIS quando o ESPIRITO SANTO descer SOBRE VÓS.

  1. DEUS POR NÓS.

É a manifestação de Deus em favor de nossas vidas.

É Deus agindo em nosso favor.

Deus sobre nós,  é Deus agindo através das nossas vidas.

Já Deus por nós, é Deus agindo em favor de nossas vidas.

Romanos 8:31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 

É por isso que podemos descansar... ELE está agindo em nosso favor.

Isaías 43:13 Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? 

ELE está operado em seu favor, e por isso ele diz.

Isaías 41:10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 

ELE opera em nosso favor, O EL SHADDAI: "Deus Todo-Poderoso" (Gênesis 49:24; Salmo 132:2,5) ; JEOVÁ-JIRÉ: "O Senhor proverá" (Gênesis 22:14); JEOVÁ-RAFA: "O Senhor que sara" (Êxodo 15:26); JEOVÁ-SHALOM: "O Senhor nossa paz" (Juízes 6:24)

Salmos 121:1-8 Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita. De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

Isso não tem nada a ver com o evangelho triunfalista que vemos e escutamos em vários lugares.

É uma realidade que Deus quer se manifestar por nós, em nosso favor.

Vemos que Deus se manifestando em favor do seu povo, abrindo o mar, indo a frente do seu povo desbaratando exércitos.

  1. DEUS EM NÓS.

É o Espirito Santo trabalhando dentro de nós. Em nossos corações.

Desenvolvendo em nós a imagem e a semelhança de Cristo.

É uma manifestação de profundas mudanças.

É um nível de grandes ajustes. Nos tornando uma nova criatura.

A manifestação de Deus em nós nos leva a uma vida de santidade.

SANTIDADE não é sairmos do mundo, mas sim o mundo sair de nós.

Pois vivemos no mundo, mas o mundo não pode viver em nós.

 Colossenses 1:27 Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória.

Cristo precisa ser formado em nós.... 

 Gálatas 4:19 Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;

Deus que se manifestar em nós transformando nosso ser interior.

Efésios 3:14-17

 Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; que Cristo habite pela fé nos vossos corações

 

Só mediante o Espírito Santo que somos transformados genuinamente, Só o Espírito pode nós levar a uma nova vida...

No livro A viagem do Peregrino da Alvorada, C. S. LEWIS fala de um garoto chamado Eustáquio. Ninguém gosta dele e ele não gosta de ninguém. Ele é egoísta, maldoso etc. De repente ele se vê em um navio, o peregrino da alvorada em uma grande viagem. Em determinado ponto da viagem, o navio para em uma ilha. Andando pela ilha Eustáquio encontra uma caverna cheia de diamantes e ouro. E Eustáquio pega no sono em cima da pilha de tesouro que era de um dragão. E por ele ter pegado no sono com a cabeça cheia de pensamentos gananciosos de dragão, e coração corrompido. Quando ele acorda percebe que se transformou em um dragão, enorme, terrível e horroroso. Ele percebe que não pode mais voltar para o navio, e será um dragão pelo resto da vida. Então entra em desespero.

Certo dia, Aslan, o leão aparece, leva Eustáquio para uma piscina de águas purificadas e diz a ele para se despir e pular na água. De repente Eustáquio percebe que se despir significa livrar-se da pele de dragão. Ele começa a morder e arrancar com as garras as camadas de pele, e assim descobre que pode arrancar aquela pele de Dragão. Em um esforço continuo, ele finalmente consegue arrancar toda a pele de dragão. Mas descobre que por baixo da primeira pele existia outra pele de dragão. Por mais duas vezes tenta arrancar mais a mesma coisa acontece.

No final Aslan o leão fala para Eustáquio você vai ter que me deixar ir mais a fundo.

Vou ler o que Eustáquio fala sobre isso.

Tive medo de suas garras, confesso, mas eu estava a beira do desespero. O primeiro rasgo que ele fez foi tão profundo que pensei que houvesse me atingido direto no coração. Quando ele começou a arrancar aquela pele, DOEU mais do que qualquer outra coisa que já senti. Bem ele arrancou por completo aquela pele de dragão. Como eu pensava ter feito eu mesmo as três vezes que tentei que não doeu. E lá estava a pele de dragão sobre a grama só que essa parecia bem mais grossa e escura. Então ele me segurou e me lançou na água. Ardeu mais que tudo, mas só por um instante. Então percebi que eu havia voltado a ser um menino.

 Só depois de Eustáquio suportar esse processo doloroso é que ele consegue se transformar de fato novamente em um menino.

  • Nós muitas nos convertemos e tiramos a pele do velho homem de nós, mas tiramos de forma superficial, e continuamos com nossos corações presos na mentira, egoísmos etc. E daí tentamos tirar novamente com nossa força, e o processo continua o mesmo.

 

  • Só o Senhor pode arrancar a pele do velho homem de nós, e para isso precisamos permitir que ELE vá lá profundo nosso ser interior, e esse processo no primeiro momento dói.....Mas é uma dor momentânea, que nos leva a ser a pessoa que Deus criou para sermos. Nos leva a sermos novas criaturas.

 

  • Deus quer curar sua alma, as feridas da sua alma, e para isso ELE precisa ir mais fundo.

 

 

Deixe Deus se manifestar  nesses três níveis em sua vida.